Publicado em Arte e Cultura

Curiosidades sobre as 7 artes

Fonte:  Sistema Jolusi de Comunicação
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Acervo Pessoal / Reprodução
Salvador, Bahia (da redação itinerante).

Vamos continuar tentando esclarecer alguns fatos.
Agora é a vez de: ”As 7 Artes”
A classificação original das sete artes ficou convencionado da seguinte forma:

1) Arquitetura – Espaço
2) Escultura – Forma
3) Pintura – Cor
4) Música – Som
5) Dança – Movimento.
6) Poesia – Palavra
7) Cinema – Elemento formador: A junção de todas as demais artes.

Arquitetura: a primeira das artes

Talvez seja uma das primeiras manifestações artísticas do ser humano. Arquitetura é “toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto deste”
(Wikipedia, 2020).

Segunda arte: a escultura

A escultura na Pré-História foi associada à magia e à religião.
No período paleolítico, o objetivo era moldar animais e figuras humanas, geralmente femininas.
Para alguns é considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas.
Sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano.

A escultura, como é conhecida atualmente, surgiu no Oriente Médio, foi uma das últimas artes a serem desenvolvidas durante a Idade Média, talvez pelo apelo sensual.

A Grécia Clássica é o berço ocidental da arte de esculpir, desde os seus primeiros artefatos em mármore ou bronze a partir do século 10 a.C., até o apogeu da era de Péricles, com as esculturas da Acrópole de Atenas. Posteriormente, os romanos aderiram à cultura clássica e continuaram a produzir esculturas até o fim do império, difundindo o trabalho em mármore por todo o império.Foi no Renascimento que a escultura se destacou, com a famosa estátua de Davi, de Michelangelo. Donatello e Verocchio foram outros mestres importantes do período. Entre os séculos XIX e XX, destacam-se os artistas Constantin Brancuse e August Rodin, dois mestres da escultura que influenciaram vários outros artistas.

Pintar é a terceira das artes

A pintura é considerada a terceira arte clássica. São tantos artistas e obras famosas que fica até difícil destacar algum aqui. Da Vinci, Rafael, Van Gogh, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari, Picasso. Poderíamos montar uma lista do tamanho de um dicionário, tantos os artistas que passaram por essa arte e fizeram história.

Vale destacar que em Serrinha temos um renomado pintor prata da casa, bastante admirado pelo seu talento e versatilidade.
Edson Peixinho, mais conhecido popularmente como Maninho Pintor.

undefined

Definir pintura é algo muito difícil, devido à característica abstrata desta arte. Grandes momentos da humanidade foram retratados em telas e quadros, desde a Santa Ceia até a Monalisa, passando pelo “O Grito” e tantas outras obras.

Quarta arte: a música

Qual a trilha sonora de sua vida? Ou então: qual a trilha sonora da sua semana? Em tempos de streaming, em que as músicas são compartilhadas, organizadas em listas e ouvidas o tempo todo, nem percebemos o quanto elas são antigas.

Dentre os maiores compositores da história, alguns datam de séculos atrás, e a música tem sido contemplada como uma das artes mais versáteis de todas.

Canções podem tratar de amor, rebeldia, amizade, protesto. Podem inclusive nem letra ter e ser apenas algo para relaxar. Muitos procedimentos médicos têm utilizado a música nos últimos anos. Até mesmo cirurgias cerebrais já foram feitas tendo ela como referência da saúde do paciente.

Literatura – a arte número 5

Quem lê, viaja. O slogan da campanha de incentivo à leitura de alguns anos atrás define com precisão a importância dos livros para o ser humano. Se hoje podemos acessar livros com um clique no celular ou leitor digital, durante séculos eles foram feitos de maneira manuscrita, passando de geração para geração.

Conhecer a literatura é saber de que forma a história foi contada ao longo dos anos. Grandes histórias, guerras, amores. Tudo isso foi passado por livros, revistas e até mesmo em folhetins, na chamada literatura de cordel.

Mais do que diversão: Dança é a arte número 6

Dançar para muitos é uma das atividades mais divertidas da vida. Milhões de pessoas ao redor do mundo têm essa arte como principal elemento de lazer.

Porém, a dança sempre foi mais do que isso. Um verdadeiro tesouro nacional, muitas vezes foi determinante para estabelecer classes sociais, por exemplo. Se hoje o funk é a dança da periferia, em outros tempos e regiões do mundo esse título coube a modalidades diferentes de dança. A Lambada já foi até tema de filme como dança proibida.

Dançar, para os indianos, é colocar para fora todos os sentimentos, bons e ruins. Quer uma definição melhor de arte do que essa?

Cinema, a sétima arte

O termo sétima arte surgiu em 1911 através do “Manifeste des Sept Arts” (Manifesto das Sete Artes), mas o documento em si só foi publicado em 1923. O termo partiu de Ricciotto Canudo que era teórico e crítico de cinema, ele pertencia ao futurismo italiano.

Na sua bela forma de arte, cinema é Belas Artes, assim como é:
a música, a pintura, Literatura, arquitetura, escultura e a dança.

Segundo Canudo o cinema é uma arte “síntese”. Ele quer dizer que o cinema é a arte última que abrange todas as outras artes. Portanto o cinema é considerado a sétima arte porque concilia todas as outras, tornando-se assim uma arte total.

É difícil conhecer alguém que não goste de filmes (e agora séries),
Os clássicos filmes de Charles Chaplin eram verdadeiras obras de arte, assim como seus contemporâneos do chamado cinema mudo.
Foi nas telonas que muitas pessoas aprenderam sobre amor, carinho e até mesmo política e esportes.
Nas décadas de 60 e 70, era comum passar os gols da rodada nas salas de projeção antes dos filmes.

Fontes:
abra.com.br / aceav.pt/blogs/fatimasilva / infoescola.com /
historiadamusica.org / edukbr.com.br / classicos.hpg.ig.com.br/ abemeducacaomusical.org.br / aulasdehistoriaearte.

Autor:

Criado em 22 de outubro de 2002. Oficializado em 31 de outubro de 2022. Venha se apresentar no Palco Brasil Aqui o talento tem vez.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.