Publicado em Arte e Cultura

Curiosidades sobre a música

Fonte:  Sistema Jolusi de Comunicação
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Acervo Pessoal / Reprodução
Salvador, Bahia (da redação itinerante).

Vamos começar tentando esclarecer alguns fatos.
Entre eles: ”Quem inventou a música?”

A origem da palavra música, vem do grego mousikê, que quer dizer “arte das musas”, é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e se apresentava com um caráter religioso, ritualístico em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros.

Já o templo das musas era chamado de “mouseion”, que significa museu.

É importante destacar que “Música” é a arte de combinar os sons.

E que sempre esteve presente no universo, antes mesmo da chegada do homem no ambiente terrestre. Os sons da natureza, tais como o barulho das ondas do mar, a brisa serena, o canto dos pássaros, etc, representaram por muito tempo uma canção puramente natural, mas que ajudou na origem da música como marca cultural da sociedade moderna.

O primeiro sinal de música reproduzido, durante a Pré-História, pode ter sido inspirado pelos sons da natureza.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc. e foi sistematizada como conhecemos hoje, na Grécia, porém, foi Guido D’Arezzo, Guido d’Arezzo foi um monge italiano e regente do coro da Catedral de Arezzo, província de seu nascimento, quem colocou os nomes das notas musicais como conhecemos hoje – já que os gregos utilizavam as letras do alfabeto, de A (lá) B (si) C (ut – dó) D (ré) E (mi) F (fá) e G (sol), baseando-se em um texto sagrado em latim do hino a São João Batista.

Guido d'Arezzo, um monge italiano colocou os nomes das notas musicais como conhecemos hoje

Posteriormente, o Ut foi substituído pelo Dó, pelo fato do Ut ser considerado muito difícil para cantar.

Um destaque importante na antiguidade foi Pitágoras, filósofo e matemático nascido em Samos, Grécia que descobriu as notas e os intervalos musicais. Creditado como o fundador do movimento chamado Pitagorismo. Faleceu em Metaponto (Wikipédia).

Pitágoras, filósofo e matemático descobriu as notas e os intervalos musicais.

Já em Roma a música foi influenciada pela música grega, pelos etruscos e pela música ocidental.na história da música ocidental, seu surgimento começa lá no Olimpo com as musas da Grécia Antiga. Por outro lado, é bastante complicado estabelecer de fato como, quando e onde a música surgiu, já que ela se faz presente em todos os povos há milênios.

Pintura egípcia retratando o uso de alguns instrumentos musicais.

Fontes de pesquisa:
arte.seed.pr.gov.br/infoescola.com / obviousmag.org /História da Música (Marcos L. Souza /brasilescola.com.

Autor:

Criado em 22 de outubro de 2002. Oficializado em 31 de outubro de 2022. Venha se apresentar no Palco Brasil Aqui o talento tem vez.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.